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O que é preciso para ser feliz?

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O que é preciso para ser feliz?

Felicidade. Essa palavra de nove letras tem muito peso, não é? Afinal o que é preciso para ser feliz? O caminho para a felicidade é cheio de escolhas excruciantes e decisões que alteram a vida.

Então o que é preciso? É preciso paixão e coragem! A paixão é um cumprimento do seu desejo, seja ele qual for.

A paixão pode ser seus filhos, seu parceiro, sua carreira, um hobby ou qualquer outra coisa neste mundo. Você pode mentir para si mesmo e dizer que está feliz sem paixão, mas é apenas isso, uma mentira.

Se você não tem uma pitada de paixão por nada, você não é apenas infeliz, mas também está perdendo a vida.

Por mais clichê que pareça, a felicidade assim como o significado e a paixão estão dentro de você. Felicidade é uma profecia auto-realizável que só é alcançada por você. Nenhuma coisa material pode “fazer” você feliz.

Buscar a felicidade é uma das mais profundas jornadas de vida que nós humanos assumimos. E, no entanto, por mais importância que damos, raramente nos responsabilizamos por isso.

Muitas das vezes agimos como se alguém diferente de nós controlasse se estamos ou não felizes ou vivendo nossa paixão, e esperamos que seja entregue a nós naquele prato de prata que estamos sempre falando. Você não pode esperar pela felicidade, simplesmente seja feliz, a felicidade espera por você.

 

O que é preciso para ser feliz? Por onde começar?

Para encontrar o que já está dentro de você, faça a si mesmo as perguntas difíceis. Perguntas que deixam você desconfortável, como: “Do que eu mais tenho medo? O que me deixa com raiva? O que me deixa excitado? O que eu evito? O que eu procuro? O que me deixa triste? Quais são meus sonhos mais loucos?

Provavelmente, quando você começar a responder a essas perguntas, verá um tópico em comum. Você encontrará um denominador ou relacionamento comum entre a maioria de suas respostas que continua a se sobrepor e faz o seu caminho de volta para afetá-lo de uma forma ou de outra.

Você começará a ver onde você pertence, o que você está apaixonado e o que você precisa para se sentir realizado e feliz.

O desconhecido e o inesperado são tão assustadores quanto qualquer coisa, sim, é verdade. Não há lugar confortável no desconhecido quando você está lutando por sua paixão, mas o que a maioria não sabe é que o medo é o único obstáculo que pode te impedir de ser feliz.

Ser feliz é absolutamente atingível, só precisa de um pouco de esforço. Às vezes é preciso muito esforço. Felicidade é o que você faz. É um processo e um estado de ser.

Se você ainda não começou o processo, espero que isso inspire você a dar um passo em direção a encontrar sua felicidade.

Três chaves para a felicidade

 

  1. Recursos materiais suficientes

Isso significa que não se preocupa em atender às nossas necessidades biológicas básicas, comida, roupas, abrigo, saúde e assim por diante.

Também inclui os meios para fazer coisas na vida que são agradáveis. Não surpreende, portanto, que a renda esteja correlacionada positivamente com a felicidade, mas apenas se as outras duas chaves estiverem em mãos.

  1. Recursos sociais suficientes

Todos nós precisamos ter relacionamentos significativos com familiares e amigos. Nossas necessidades sociais variam de acordo com nossa personalidade. Os extrovertidos precisam de muito mais interação social do que os introvertidos, mas nenhum de nós pode ser feliz a menos que nossas necessidades sociais básicas sejam atendidas.

Isso também explica por que a busca de dinheiro nem sempre leva ao aumento da felicidade. Quando trabalhamos muitas horas por muito dinheiro, podemos acabar sacrificando nossas relações sociais.

 

  1. Viver em um ambiente estável 

Todos nós temos a necessidade de entender o mundo e entender nosso lugar nele. A fé preenche esse papel para muitos. A religião nos fornece um sistema de crenças que traz ordem ao nosso mundo caótico, e nos ajuda a entender que somos parte de algo maior que nós mesmos.

Não há dúvida de que nossa necessidade de perceber a ordem no mundo impulsionou a ascensão da religião com o surgimento dos humanos. É importante entender que não estamos falando de uma religião em particular ou de qualquer fé estabelecida.

Em vez disso, para ser feliz, precisamos ter algum tipo de espiritualidade, uma sensação de que de alguma forma nos encaixamos no esquema maior das coisas.

Você pode ter todas as três chaves recursos materiais, recursos sociais e um ambiente estável e, ainda assim ser infeliz.

Essas três chaves representam as causas externas da felicidade. Existem também causas internas, sendo a mais importante a posse de uma atitude positiva.

Mesmo que você seja mal-humorado por natureza, ainda pode colocar um sorriso em seu rosto e um pouco de alegria na sua voz.

Os humores são realmente muito fáceis de manipular, e essa abordagem de “falso até você conseguir” funciona devido a um par de ciclos de feedback: um ciclo está em seu sistema nervoso se seu cérebro detecta que seus músculos sorridentes estão engajados, isso pressupõe deve ser feliz.

O outro circuito está em seu ambiente social, quando você é legal com outras pessoas, elas tendem a ser boas para você.

 

O que é preciso para ser feliz em 17 hábitos

Com um pouco de tempo e prática, você descobrirá o que funciona e o que não funciona para você.

  1. Sorria

Nós sorrimos porque somos felizes, e sorrir faz com que o cérebro libere dopamina, o que nos deixa mais felizes.

Isso não significa que você tem que sair por aí com um sorriso falso estampado em seu rosto o tempo todo. Mas da próxima vez que você se sentir mal, dê um sorriso e veja o que acontece. Ou tente começar cada manhã sorrindo para si mesmo no espelho.

  1. Exercício

O exercício não é apenas para o seu corpo. O exercício regular pode ajudar a reduzir o estresse, sentimentos de ansiedade e sintomas de depressão, aumentando a auto-estima e a felicidade.

Mesmo uma pequena quantidade de atividade física pode fazer a diferença.

  1. Durma bastante

Não importa o quanto a sociedade moderna nos conduza a menos sono, sabemos que o sono adequado é fonte confiável vital a boa saúde, função cerebral e bem-estar emocional.

A maioria dos adultos precisa de cerca de 7 ou 8 horas de sono todas as noites. Se você se encontrar lutando contra o desejo de tirar uma soneca durante o dia ou simplesmente se sentir como se estivesse em uma névoa, seu corpo pode estar lhe dizendo que precisa de mais descanso.

  1. Coma com humor em mente

Você já sabe que as escolhas alimentares têm impacto na sua saúde física geral. Mas alguns alimentos também podem afetar seu estado de espírito.

Por exemplo:

Os carboidratos liberam a serotonina, um hormônio do tipo “sinta-se bem”. Apenas mantenha os carboidratos simples alimentos com alto teor de açúcar e amido no mínimo, porque esse surto de energia é curto e você se sentirá melhor. Carboidratos complexos, como vegetais, feijões e grãos integrais, são melhores.

Carne magra, aves, leguminosas e laticínios são ricos em proteínas. Esses alimentos liberam dopamina e norepinefrina, que aumentam a energia e a concentração.

Alimentos altamente processados ​​ou fritos tendem a deixá-lo para baixo. Evite-os.

  1. Seja grato

Simplesmente ser grato pode dar um grande impulso ao seu humor, entre outros benefícios. Comece cada dia reconhecendo uma coisa pela qual você é grato.

Com um pouco de prática, você pode até se tornar mais consciente de todas as coisas positivas ao seu redor.

  1. Dê um elogio

Dar um elogio sincero é uma maneira rápida e fácil de alegrar o dia de alguém, ao mesmo tempo que estimula a sua própria felicidade.

Se você quiser oferecer a alguém um elogio sobre sua aparência física, certifique-se de fazê-lo de maneira respeitosa.

  1. Respire profundamente

A próxima vez que você se sentir estressado ou no final da sua sagacidade, siga os seguintes passos:

Feche seus olhos. Tente imaginar uma memória feliz ou um lugar bonito.

Respire lento e profundamente pelo nariz.

Lentamente, expire pela boca ou nariz.

Repita este processo várias vezes até começar a sentir-se calmo.

Se você está tendo dificuldade em respirar lenta e deliberadamente, tente contar até 5 em sua cabeça a cada inspiração e expiração.

  1. Reconheça os momentos infelizes

Uma atitude positiva é geralmente uma coisa boa, mas coisas ruins acontecem a todos. É apenas parte da vida.

Se você receber alguma má notícia, cometer um erro, ou apenas sentir que está com medo, não tente fingir que está feliz.

Reconheça o sentimento de infelicidade, deixando-se experimentar por um momento. Em seguida, mude seu foco para o que fez você se sentir assim e o que pode ser necessário para se recuperar.

Um exercício de respiração profunda ajudaria? Uma longa caminhada lá fora? Conversando com alguém?

Deixe o momento passar e cuide de si mesmo. Lembre-se, ninguém está feliz o tempo todo.

  1. Mantenha um diário

Um diário é uma boa maneira de organizar seus pensamentos, analisar seus sentimentos e fazer planos. E você não precisa ser um gênio literário ou escrever volumes para se beneficiar.

Pode ser tão simples quanto anotar alguns pensamentos antes de ir para a cama. Se colocar certas coisas por escrito deixa você nervoso, você sempre pode destruí-las quando terminar. É o processo que conta.

  1. Enfrente o estresse de frente

A vida é cheia de estressores e é impossível evitar todos eles. O estresse nem sempre é prejudicial, e podemos até mudar nossas atitudes em relação ao estresse.

Para aqueles estressores que você não pode evitar, lembre-se de que todo mundo tem estresse não há razão para pensar que está tudo em você. E as chances são, você é mais forte do que você pensa que é.

Em vez de se deixar sobrecarregar, tente enfrentar o estressor de frente. Isso pode significar iniciar uma conversa desconfortável ou colocar algum trabalho extra, mas quanto mais cedo você resolver, mais cedo a cova no estômago começará a encolher.

  1. Desentulhe

Desentulhar soa como um grande projeto, mas reservar apenas 20 minutos por semana pode ter um grande impacto. O que você pode fazer em 20 minutos?

Defina um temporizador no seu telefone e leve 15 minutos para arrumar uma área específica de um quarto digamos, seu armário ou aquela gaveta de papel fora de controle.

Coloque tudo em seu lugar e jogue fora qualquer distração extra que não sirva mais para você.

Use os 5 minutos restantes para fazer uma rápida caminhada pelo espaço da casa, guardando os itens perdidos em seu caminho.

  1. Veja amigos

Os seres humanos são seres sociais e ter amigos íntimos pode nos tornar mais felizes.

De quem você sente falta? Estenda a mão para eles. Marque uma data para se reunir ou simplesmente tenha um longo bate-papo por telefone.

Na idade adulta, pode parecer quase impossível fazer novos amigos. Mas não é sobre quantos amigos você tem. É sobre ter relacionamentos significativos, mesmo que seja apenas com uma ou duas pessoas.

  1. Planeje sua semana

Sinta-se como se estivesse se debatendo? Tente sentar no final de cada semana e fazer uma lista básica para a semana seguinte.

Mesmo que você não cumpra o plano, bloquear o horário em que pode lavar a roupa, fazer compras ou lidar com projetos no trabalho pode ajudar a acalmar sua mente.

  1. Deixe o seu telefone

Desligue. Mesmo.

Desligue todos os componentes eletrônicos e coloque os fones de ouvido longe por pelo menos uma hora uma vez por semana.

Se você não tiver desconectado há algum tempo, você pode se surpreender com a diferença que isso faz. Deixe sua mente vagar livre para uma mudança. Ler. Meditar. Dê um passeio e preste atenção ao seu entorno. Seja sociável, ou fique sozinho. Apenas seja.

  1. Entre na natureza

Gastar 30 minutos ou mais por semana em espaços verdes pode ajudar a baixar a pressão arterial e a depressão.

Seu espaço verde pode ser a praça do seu bairro, o espaço do seu quintal, ou qualquer outro lugar que você possa apreciar a natureza e o ar fresco.

Melhor ainda, adicione algum exercício ao ar livre na mistura para benefício extra.

  1. Explore a meditação

Existem muitos métodos de meditação para explorar. Eles podem envolver movimento, foco, espiritualidade ou uma combinação dos três.

A meditação não precisa ser complicada. Pode ser tão simples quanto ficar quieto com seus próprios pensamentos por 5 minutos. Até mesmo os exercícios de respiração profunda mencionados anteriormente podem servir como uma forma de meditação.

  1. Saia sozinho

Ninguém para sair com? Vá ao seu restaurante favorito, faça um filme ou faça a viagem que sempre sonhou.

Passar algum tempo sozinho pode ajudá-lo a se reconectar com as atividades que realmente fazem você feliz.

 

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