Home»Aprendizados»Afinal, a Numerologia Cabalística é uma ciência? Parte I

Afinal, a Numerologia Cabalística é uma ciência? Parte I

0
Shares
Pinterest Google+

Quando falamos em Numerologia Cabalística, muitas mentes céticas se perguntam: “qual é a sua validade científica”? Pois falar de uma suposta cientificidade desse campo de conhecimento é algo equivocado, se pensarmos na evolução do pensamento em relação à conceituação da ciência no Ocidente. Nesta primeira parte do texto, entenderemos alguns pressupostos da Numerologia Cabalística e daremos uma introdução sobre a evolução do pensamento científico no Ocidente em relação à percepção da experiência. 

Alguns pressupostos sobre a Numerologia Cabalística

Comecemos pelo princípio: sabemos que a Numerologia Cabalística:

  1. É considerada uma Ciência Oculta;
  2. Provém de conhecimentos e tradições seculares cultivadas pelo povo hebreu;
  3. Esses conhecimentos e tradições foram repassados, ao correr de vários séculos, de geração para geração, em grande parte, oralmente;
  4. Ao longo de seu tempo de existência, a Numerologia Cabalística vem demonstrando resultados práticos e eficientes. 

Partindo principalmente deste último pressuposto, nos perguntamos: por que então essa desconfiança das mentes céticas em relação à Numerologia Cabalística? Vamos tentar entender um dos principais aspectos que levam a esse comportamento de muitas pessoas. 

Breves explicações sobre a evolução do conceito de ciência no Ocidente

Uma coisa que podemos afirmar atualmente é: o ser humano anda pobre de experiências. Isso porque, em nosso veloz e opressor cotidiano, nem sempre percebemos que aquilo que vivemos em determinado momento pode ser transformado em experiência sensível, em aprendizado. Estamos tão atribulados por problemas e obrigações que não paramos para pensar no que aprendemos através de nossas vivências do dia a dia. 

Na Antiguidade, esse cenário era diferente. Cada grão de casualidade que surgia no cotidiano possuía o gérmen que poderia tornar-se experiência. Daí vêm a tradição oral de contos e fábulas extraordinárias e didáticas, mas que, em sua origem, nada tinham de fantásticas. 

Da tradição oral e da observação pela experiência sensível também surgiu a ciência da Numerologia Cabalística. Mas se muitos desconfiam quando a chamamos de ciência, é porque não entendem a própria evolução histórica do que hoje consideramos ciência. É isso que os atrapalha na compreensão daquilo que, atualmente, nos parece inexplicável. 
Na parte II deste texto, explicaremos como se deu a evolução do conceito de ciência no Ocidente e como ela se relaciona com o surgimento da tradição da Numerologia Cabalística, clique aqui para saber.

Previous post

Descubra o significado do seu Dia Natalício

Next post

Afinal, a Numerologia Cabalística é uma ciência? Parte II

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.